Coordenador : Augusto Cesar Freire Coelho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389915.2201.114247.24022023
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A ação extensionista em questão visa, primeiramente, o aluno de graduação que pretende seguir sua formação na psicanálise lacaniana, pretende elaborar seu trabalho de conclusão de curso na área ou pretende apenas se aproximar do campo profissional da psicanálise. A seguir, visamos os egressos da UFF inseridos neste campo, inscritos ou não em Escolas ou Associações psicanalíticas. A Associação parceira desta ação extensionista conta com cerca de 100 membros que são, também, alvo da ação. O público dos eventos previstos no projeto inclui tanto a comunidade psi de Volta Redonda, presencialmente, quanto um público alcançado via redes sociais. A parceria dos membros da Associação parceira permite atingir um público mensurável na casa de centenas. Por último, é possível, ainda, que a ação se estenda aos espaços onde os alunos de graduação estagiam orientados pela psicanálise, mas este público é, ainda, imprevisível.
Local de atuação: As atividades do Laboratório acontecerão nas dependências do Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense e em ambientes virtuais. Os eventos presenciais serão agendados em auditório ou salas disponíveis no Campus, com o apoio concomitante de tecnologias que permitam sua ocorrência em espaços virtuais, favorecendo a presença de pessoas distantes geograficamente. Em um primeiro momento o laboratório poderá funcionar sem um espaço físico próprio. Uma vez o projeto aprovado, será possível pleitear à direção do instituto a disponibilização de um espaço físico onde se concentrarão as atividades, a produção e eventuais equipamentos que o laboratório venha a utilizar.
Objetivo
Objetivos gerais: - fomentar as pesquisas em psicanálise pós-lacaniana na universidade. - promover atividades de diálogo entre profissionais, estudantes e comunidade que digam respeito ao campo da psicanálise e da formação psicanalítica. - criar espaços de aprendizagem que impliquem metodologias novas e conhecimentos atualizados em teoria psicanalítica. Objetivos específicos; - publicar os trabalhos defendidos neste campo, promovendo sua revisão periódica e questionamento contínuo. - organizar sete eventos com psicanalistas em formação, egressos da UFF ou não, e com psicanalistas considerados referência para a psicanálise pós-lacaniana. - articular as atividades de estágio com as disciplinas de psicanálise, favorecendo uma articulação entre teoria e prática desde os primeiros períodos da graduação.
Resumo
O Laboratório tem a função de permitir a concentração da produção de membros da UFF, egressos e comunidade psicanalítica lacaniana a partir de uma leitura de que o campo lacaniano se estruturou no diálogo com diversos campos de saber, distintos daqueles com os quais o campo freudiano dialogava. Ainda, parte-se da ideia de que o campo pós lacaniano deve se sustentar pela atualização do diálogo com outros campos e com a ciência contemporânea, o que pode ter a Universidade como fórum. Toma-se como ponto inicial uma releitura dos pesos relativos da prática clínica e da produção teórica na formação psicanalítica, considerando-se a epistemologia adotada por Lacan na construção de sua teoria. A ênfase sendo posta na produção teórica. Considerando a contemporaneidade, os sofrimentos hoje endereçados ao psicanalista desconhecidos dos psicanalistas de meio século atrás, ocasião da morte de Lacan, a psicanálise é convocada a se posicionar diante de uma outra sociedade, do avanço de outros campos, de mudanças que sofre o campo científico. Na Universidade a psicanálise vem tendo pouco a dizer sobre os sofrimentos relativos às violências raciais, ao machismo estrutural, à condição humana em uma sociedade pós-industrial, da subjetividade líquida, dos efeitos do neoliberalismo. O laboratório pretende restabelecer a psicanálise como lócus de endereçamento de sofrimentos contemporâneos. Fora da Universidade avança-se intensamente na atualização do campo psicanalítico diante das questões postas pela contemporaneidade e a formação psicanalítica é conduzida nesta via. É a relação entre a Universidade e o campo da psicanálise pós-lacaniana que o Laboratório pretende estabelecer.